Túnel do Tempo

terça-feira, 15 de novembro de 2011

- ARTIGO -
COMO FAZER UMA PIZZA

O Congresso Nacional Brasileiro funciona desde sua composição, através de fatores determinantes: uma insatisfação, por exemplo.

Por ora, tudo vai ficar muito calmo, todo mundo rasgando seda, afinal de contas se encontra em jogo nada mais nada menos que R$ 2.000.000.000,00 ( Dois Bilhões de Reais ), imagine se isso não é motivo suficiente para acalmar até um mafioso italiano ou chinês.

Agora, a presidenta vai ter que cumprir com o que falou e saber dividir, porque basta que meia dúzia de oposicionistas se sinta lesado, ou seja, o dinheiro prometido não cai na conta, que tem início uma caça desesperada por assinaturas, adesões, conchavos, favores, para ser criada uma CPI.
Ora, uma CPI nada mais é do que pegar a pizza dividi-la entre todos os insatisfeitos, por isso é que se chama CPI, que quer dizer: Conjunção de Parlamentares Insaciáveis.
Estes senhores criaram a moda da CPI, um troço tão lucrativo que ninguém quer perder a oportunidade de participar. Na hora da divisão que no teatro chamamos de bastidores, governo e oposição ficam unidos numa só determinante: qualitativa e quantitativamente, fatias iguais da enorme CPI ou PIZZA.
E fica o povo brasileiro, perdendo sono, assistindo a algum desastre televisivo, uma catástrofe da natureza, que pode ser uma enchente, uma queimada na Amazônia, um ciclone, um maremoto, um vulcão ou ainda, favelas sendo dizimadas pelo fogo, novelas infindas, intermináveis e sucessivas, sem que ninguém consiga imaginar o que está se passando no Congresso Nacional durante a madrugada fria pelo termômetro, mas quente pelas discussões acaloradas sobre a partilha da bela pizza.
No auge da discórdia sobre a melhor maneira de se fatiar o bolo, vale o discurso decoreba, premeditado e demagógico, insultos pactuados, onde nossos atores congressistas usam por vezes palavras insinuosas, humilham os bodes expiatórios que são trazidos na marra por ordem judicial para depor no ato cênico. Ou é ato cínico?
Você que é um simples eleitor, já imaginou quantas CPI`s já foram criadas neste país?
Qual delas trouxe de volta as cifras desviadas?
É interessante, mas não lembro de nenhuma. Por certo estou esclerosado ou com amnésia.
Pensando bem, os grandes roubos feitos por esse pessoal do colarinho branco, verdadeiros bandidos, que surrupiam a Nação, quem teve bens patrimoniais ou dinheiro levados e ganhos assim no maior descaramento, devolvidos aos cofres públicos?
Por exemplo: os desvios para paraísos fiscais do dinheiro do povo brasileiro, que eram para obras públicas que o Maluf mandou depositar no exterior, já foram recuperados, foi água ou foi dinheiro “ ispraiado” demais?
A Jorgina do INSS já devolveu o dinheiro roubado? O Pitta morreu, devolveu ou levou no caixão? Os anões do Orçamento devolveram?
O Sergio Naya, outro crápula que construía prédios com areia da praia, também morreu, graças a Deus e os apartamentos do pessoal, cadê?
As empreiteiras que começam obras e abandonam na metade, no meio do mato e do nada, pois muitas são faraônicas, logicamente depois de receberem pagamento das licitações duvidosas, alguma já devolveu?
O pessoal do mensalão (era gente demais não era?) qual deles devolveu o que levou? E por falar nisso, dá nojo falar, mas não ofende perguntar: - O Delúbio já voltou ou ainda está ensaiando uma volta triunfal com trio elétrico, festa pomposa, aparato policial, rampa do planalto limpa, iluminada e com uma baita recepção de asseclas?
O tal de Daniel Dantas aquele banqueiro que deixou muita gente na miséria, já recuperaram o dinheiro que ele roubou? Sim, e o juiz Lalau já devolveu o que roubou da verba do prédio do TRT?
Os bens e propriedades do Fernandinho Beira-Mar já foram leiloados e o dinheiro depositado para ser usado em construção de creche e escolas?
O castelo daquele deputado já foi vendido ou leiloado, já que pertence ao povo brasileiro?
O dinheiro que foi roubado do Banco Central em Fortaleza, já foi recuperado na íntegra?
E o dinheiro mostrado explicitamente por vários canais de televisão, com reza de agradecimento, dança no senado, dinheiro na meia, na cueca, na bolsa, nos bolsos, na mala, fica por isso mesmo ou alguém vai dar uma explicação ao povo?
E os desvios de verbas para uso próprio, compra de carros e propriedades, o TCU e o TCM vão atrás? Recuperam?
E as vacas do outro que estavam rendendo mais que ouro em Serra Pelada, abriram a porteira e as vacas sumiram com todas as notas fiscais ?
E o Sarney, dono do Maranhão, de todas as suas ilhas e dos meios de comunicação daquele Estado, comprou tudo com o salário de Senador ou ele é grileiro ou sem terra que vai invadindo e ninguém se importa?
É, parece que tudo vai ficando para depois, para juntar toda essa massa corrupta, deixar fermentar por muito tempo para quando resolverem (se resolverem) fazer uma CPI séria ( é até engraçado ), ter ingredientes suficientes para as fatias serem comumente distribuídas a todos que participarem da Comissão de Parlamentares Insaciáveis  – CPI,  ou simplesmente deixar o povão esquecer, o que na verdade é o que mais fazem, não é mesmo? O Brasil tem as pizzas mais saborosas que a Itália, só que lá, a pizza é pobre, é de massa mesmo, não é de cédulas de real.
E o povão, oh!

Só tomando, feliz da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário